terça-feira, 20 de julho de 2010

LPC "Tarefa-3 Intervenção (Urbana)"

Intervenção

A tarefa desta semana é muito interessante, após estudar os textos e os vídeos sobre as artes contemporâneas, fui provocada pelos mesmos a realizar meu trabalho de uma forma bem provocante.
Ao fazer minha pesquisa logo identifiquei a “Praça Três Poderes” como o local ideal, pois apesar de ser uma praça, não tem nem um monumento, que chame a atenção do público. Então escolhi uma área que o povo visualizasse com facilidade o meu trabalho.
A “Praça Três Poderes”, tem uma paisagem natural e não desfruta de nem uma escultura ou algo parecido, geralmente os bancos da praça a noite atrair os casais de namorados, poucas pessoas freqüentam a praça de dia, nossa cidade é muito tranqüila e somente aos domingos apreciamos um numero maior de pessoas no local, por virtude disso, idealizei meu trabalho, passei horas pensando o que eu poderia fazer para atrair os olhares do público e como ia ser, ou seja, como seria essa interferência. Decide então representar as três classes sociais: Classe baixa, classe media e classe alta, para isso usei três folhas de alumínio e fixei as mesmas no solo, representando as classes sociais e logo consegui a atenção do público.
Além das colunas de alumínio usei bolas de isopor dependuradas em linhas de náilon sobre as colunas, representando os jogos, usei ainda tijolos e papel alumínio para expor na frente das colunas seis palavras-chave que são as seguintes: Classe, íntimo, social, interferência, três e gool, para que o espectador compreendesse com mais clareza o que eu queria transmitir com o meu trabalho.
O interessante é que no inicio a maioria dos expectadores não conseguiam entender, antes que de pintar as bolas com as cores amarelo, verde e azul, muitas pessoa pensavam que eu estava querendo representar a lua, depois que pintei as bolas, muitos conseguiram ligar um pouquinho os fatos. O mais interessante ainda é que, as crianças conseguiram compreender melhor que os adultos o meu trabalho. Então convidei a professora de arte e os alunos da escola Raimundo Augusto de Araújo, para apreciar meu trabalho e o trabalho de minha colega Elisângela que também decidiu fazer seu trabalho no mesmo local em uma outra parte da praça. Foi ótimo receber no local a professora e os alunos, pois foi maravilhoso vê que os alunos são inteligentes e todos bem atentos, fizerem muitas perguntas, cada um mais curioso que o outro e dispostos a aprender.
Portanto, o objetivo do meu trabalho era representar as três classes sociais e a intimidade que ambas tem em relação aos jogos e ao local que escolhi para fazer meu trabalho, alem de interferi no espaço e no cotidiano social. Porém foi alem dos meus objetivos, pois segundo a professora Andréia suas aulas foi ótimas depois que veio apreciar meu trabalho, disse que ficou muito imprecionada com seus os alunos, pois não sabia que eles eram tão observados e críticos, acredita que foi a forma como eu representei meu trabalho que chamou muito atenção deles. Nossa! Eu fiquei muito contente ao ouvir a professora quando trouxe mais uma turma para apreciar meu trabalho. Disse ainda os alunos amaram e pediu que eu fizesse sempre trabalhos assim e convidasse suas turmas para apreciar, pois no cotidiano escolar a uma carência de trabalhos como esse, principalmente nos horários de arte.









Nenhum comentário: